domingo, 2 de agosto de 2009

Steven Spielberg Admires Animators

Esse video esta causand o maior rebuliço. Nao so pelas afirmaçoes de um dos mais aclamdos e admirados homens do cinema mundial, mas tambem porque muito d cultura artistica nacional relega os animadores a segundo plano. Meu cumpadre Daniel Cavalcante um tempo atras discutia comigo uma coisa muito legal no estud que trabalhavamos na epoca, ate porque o nosso trabalho lá era te certo ponto superestimado o que tamebm acho extemismo demais e acho perigoso. Muita dessa badalaçao excessiva traz problemas de relacionamento interno e externo por motivos mil mas principalmente porque algumas pessoas NECESSITAM ser elogiadas pra que seu trablho flua e cresça. MAS levando apenas o video em consideraçao eu interpreto isso mais que um elogia, uma da muitas visoes a frente de seu tempo. Spielberg nao só sabe que ele mesmo nao te todas as respostas para qe seus filmes e ideias saissem tao erfeitos como foram , como nota a contribuiçao que cada personalidade diferente entre animadores e artistas em geral pode dar ao seu trablhao e processo criativo. Sem o camisa 10 como eu e Daniel brincamos de vez em quando é obvio que o jogo perde em brilho, porem temos goleiro, os alas e assim vai. Spielberg antevia ou previa os grnades momentos e distrinia isso fartamente aos seu comandandos eassim sua EQUIPE ao inves de competir, se ajudava pra que os trablhos chegassem a um nivel de excelencia inimaginavel pra epoca. Hoje esse vieo pra mim é ate um alivio. O poder de uma equipe é enorme. Como estou atuando mais como Lead do que animador, venho conseguind extrair muito mais dos meus companheiros em suas animaçoes d que quando comcei a trabalhar com eles. Vendo neles e em mim memso deficiencias e potencial ate outro dia dormentes. Acho que subitamente consegui entender o processo que faz um Supervisor ou Lead em seus departamentos. Nao é só amnter a unidade mas sim extrair o melhor de seus parceiros. O Helio Takahashi, grandissimo annimador e hoje supervisor da Vetor me disse uam cosa logo que iniciei meu desafio como lead:

Nao tente deixar a animaçao deles parecida coma tua, acredite nas ideias que eles dao e dixe-os a vontade pra que possam desenvolver.

Esse video é uma supervalorizaçao dessa frase.
Aos animadores, pé no chao... ams coma certeza maior aidna de que sao mesmo uma boa parte do brilho de nosso meio tao esparramado

VALEU!!!

Nenhum comentário: