quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como se sentir miseravel como artista

Muitos me perguntam em e-mails ou por MSN, como fiz pra participar de trabalhos aqui e no exterior e como eu cheguei lá. Algumas vezes as respostas nao saem. Este é um desses momentos por que nao existe formula magica nem milagre.

Preparem-se pra que os sonhos sejam realidade. Querem uma vaga em grandes estudios??
Estudem muito, mas nao só animaçao ou sua habilidade especifica, mas tambem estude a lingua, saiba os costumes, o custo de vida e tudo que é necessario pra estar em condiçoes de sair de sua terra e poder fazer com a mesma eficiencia e tranquilidade o que realiza aqui.
Se nao quer sair, seja forte, prepare sua mente pro desafio de viver nessa area tao concorrida mas igualmente prazerosa.
Faça parte de tudo que o cerca, cada pedaço do que voce deixar pra tras se juntara e ficara grnadioso, ou mediocre caso nao fizer sua liçao de casa.

Quer realmente ser grande??? Ser Notado?? Lembrado??
Parabens, mas nao deixe que o sucesso tome conta de seu ego, limpe a sujeira de sua mente e prepare-se pra responsabilidade de ser exemplo pra alguem que ira começar na area e tera muitas ilusoes, sonhos, projetos, vontades e muita mas muita expectativa de ser como voce.
Ser idolo nao é tarefa pra muitos, ser exemplo menos ainda. Ser referencia exige compromisso com o que temos de menor nessa area:

CARATER.

Saiba que sera cobrado por gente que sequer o conhece, sabe sua historia de vida e nem se importa com quantos problemas voce lida no seu dia de trabalho, de amigo, de marido, de pai ou de companheiro de seu bixo de estimaçao, nao dando tregua em sua primeira falha, pra isso existem os herois. Pra que sejam seguidos, sejam exemplo, sejam referencia mas antes de mais nada... sejam o motivo pelo quel alguem espera a sua queda e aponte teus defeitos.

o que vem abaixo tirei de um texto de um ilustrador que em seus cursos e tambem sua peregrinaçao na internet acaba sendo muito questionado sobre a forma de sucesso e o que causa o fracasso, assim ele definiu algo parecido me perdoem a traduçao.

mas antes escrevi esse desabafo, sem pretensao de ser qualquer tipo de referencia ou de exemplo pra nenhuma pessoa que aqui vem procurar informaçao ou apenas procurar por algo que lhe agrade.
Tenho opiniao e os poucos que realmente me conhecem sabem que sou um cara muito dificil, genioso ate, mas nunca desleal ou capaz de me promover atravez da ilusao de alguem ou ainda sendo mais rigoroso, de roubar o sonho de outra pessoa apenas pra que minha vida seja melhor.
Tenho visto muita gente hoje sem senso critico, sem autocritica e com um ego superinflado por coisas feitas aqui e acola, coisas de muito baixo nivel digo de passagem e que os torna... Artistas.

Nao tenho direito de julgar nada disso e nem ninguem, mas minha opiniao é que se realmente querem chegar nesse estagio... desprendam-se de seus egos!
Nao sigam o exemplo de muitos dos mais velhos que estao se fechando em seu pedestal e criando a aura de superseres da animaçao ou da escultura, ou da ilustraçao.

Vejam os movimentos como Bistecao ilustrado, SketchCRAWL world... enfim, criem laços com pessoas e nao com titulos!!!! Conheçam seus parceiros... viva a dor do outro, pare de competir por tapinhas nas costas e aí sim voce pode ter a chance de ser grandioso, referencia, heroi de uma legiao de artistas em formaçao. Aproveite seu tempo e dos que o cercam, nao o desperdice. isso é ROUBAR o direito de alguem poder chegar onde voce falsamente pode estar se colocando.
para nao ser nem super ego ou fracassado preste atençao a isso ai abaixo, porque pode ter certeza vale pors dois lados.

1-Constantemente comparar-se a outros artistas...
2-Falar com sua família sobre o que fazer e esperar que eles para apoiem...
3-Basear o sucesso da sua carreira em um unico projeto...
4-Nao usar o que você sabe
5-Subestimar os seus conhecimentos
6-Deixar que o dinheiro mande no que você faz
7-Curvar-se à pressões da sociedade
8-Apenas fazer o trabalho que sua família gostaria
9-Fazer o que o cliente, costumer, patrono dono da galeria, inventor fala...
10-Ter objetivos inatingíveis, metas esmagadoras. pra serem realizado até amanhã.

Capiche tutto???
buonna noche.

Um comentário:

Cristian Andrade disse...

nossa MOA, valeu pelo desabafo. é um bom alerta e um belo conselho.

eu que estou tentando me tornar um artista espero realmente não me sentir miserável como um.


Abs