quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

UP


Depois de deixar de assistir animaçao por um tempo pra que meus olhos ficassem com mais "vontade" e ate curiosidade pra digerir essa profusão em 3d que temos recebido, ontem com minha esposa assisti UP.
Se depois de ver Wall-E e ser massacrado por nao gostar do filme, vale lembrar que quanto a animaçao, fotografia e o balblabla tecnico... não há um estudio no planeta que esteja a altura dos Pboys, sem exagero e quem ousar dizer o contrario... abaixe a bola.
Sim, Up é realmente emoção pura e simplesmente contextualizida visualmente e com um capricho que poucas vezes vi em um filme seja ele de animaçao ou nao. O cuidado com cada dedo, cada reaçao de suas personagens é tamanho que nao há como deixar de provocar lagrima em muitos dos espectadores que puderam assistir a uma obra pautada como sabiamente disse meu amigo Kleber em regras, manhas e muita tecnica das mais manjadas do cinema americano, poreeem utilizada sem exagero e sim com competencia.
Fica aos pseudos animadores que hoje se vangloriam em nossas terras de realizarem movimentos LIIIINDISIMOS sem um pingo de emoçao e ate certas vezes culpando o tal de rig do personagem que nao deixa isso ou aquilo. Pura desculpa de aleijado. O rig ajuda sim, mas assita Up e quantas vezes for necessario pra compreender que expressao corporal nada tem a ver com o amaldiçoado rig, caso voce ai animador que esta lendo aqui nao tenha a humildade de admitir. Nao precisa fazer curso de teatro nao. Basta assistir aos filmes de live-action ou animaçao. Mas nao como um babao. Assista estudando. Pesquise. Desdobre-se por varios caminhos ate que saiba exatamente qual a melhor maneira que voce tem de passar algum tipo de informaçao ou sentimento sem uma unica palavra em 12 ou 14 minutos como em Wall-e ou Up. Apure seu olhar e ache o seu caminho. SEJA voce o ator e assim tera seu estilo.

UP me deu motivaçao, perdida num momento unico em minha vida. Mostrou o quanto podemos fazer por nós mesmos em cada oportunidade que a vida te da de ser melhor, maior, mas rapido, mais tecnico, mas eficiente e nao menos solidario. Seja num comercial do qual muitos hoje se escondem ou num curta, serie ou longametragem.
Certamente algumas outras coisas como meu primeiro filho tambem em conjunto causaram um efeito que nunca da pra descrever, mas mostrou que

NAO DEPENDEMOS DE NENHUM ESTUDIO PRA SERMOS FODA NO QUE FAZEMOS.

Nao esperem por eles. Façam por si o que querem de alguem. Ninguem faz caridade diz Daniel Cavalcante aos quatro ventos e esta coberto de razao.
O nivel dos caras é alto sim, mas ralam muito e nao perdem tempo como a gente pelos cantos sem tentar algo novo, sem ousar, sem preparar o proximo passo e mesmo estando errado nao desistir mas sim buscar algo diferente ate acertar.

Up abriu meus olhos pra muitas coisas que ja estava começando a me acomodar e me cegar, acordando um ponto adormecido em minha mente e alma.
Agora esperarei por uma chance de ver A princesa e O sapo que deve ser tao deslumbrnate quanto o ja citado aqui.

Busquem a arte e nao a tecnica. A tecnica ja nasce com a gente.

2 comentários:

Jonathan Bento disse...

Como eu já disse esse post foi DEZ, é por essas e outras que tu é esse grande artista que todo mundo vê, que é de uma visão muito ampla!

e eu tambem estou loucao pra ver princesa e o sapo kkkkk

Abraços!

Helber Soares disse...

MOA. Meu espírito se encontra de pé e aplaudindo a verdade contida em suas palavras. Sucesso!!!